terça-feira, 5 de julho de 2011

Histórico

Foto 1. Alunos da Escola Estadual Antenor Sarmento Pessoa participantes do Programa Ciência na Escola

Pretende-se fazer uma análise sobre a linguagem escrito-visual, estrutura, estudo de gênero dos textos jornalísticos, abordagem interdisciplinar com matérias jornalísticas, sendo objeto de estudo as problemáticas sociais extraídas de jornais locais. Considerando que  as imagens trazem uma visão holística do mundo, refletindo ou alimentando o senso comum. Nesse sentindo as imagens e textos codificam os discursos, criticam situações, vendem produtos ou expressam idéias. A questão da comunicação tem sido preocupação em várias áreas do conhecimento, este blog pretende ser usado como ferramenta de um novo paradigma. Estamos passando por uma fase de grandes mudanças em diversos setores, como política, economia, social, educacional e cultural. Em todas essas áreas surgem novos padrões no modo de compreender e atuar sobre a realidade. Portanto, o jornal como instrumento pedagógico possibilita o desenvolvimento de operações mentais, habilidades e capacidades que vão além da repetição de conteúdos programáticos. O conteúdo do jornal leva o aluno a exercitar várias operações para processar informações, comentar, explicar, selecionar, discriminar, comparar, classificar, interpretar, justificar e concluir. Faz-se necessário, então, uma investigação sobre as redes de comunicação, buscando novos conhecimentos e conscientizando alunos a receberem criticamente as informações. Por fim, o projeto "Jornal na Escola" propõe uma discussão sobre a comunicação, uma análise das representações sociais para entender o contexto social em que vive, uma reflexão sobre a Amazônia, as tecnologias e matérias-primas utilizadas para confecção de um jornal impresso. As atividades serão trabalhadas de forma crítica e interdisciplinar, aproveitando os conteúdos como Evolução histórica dos meios de comunicação, Revolução técnico-científica, Sociedade de consumo, Globalização, Pós-modernidade, Amazônia e as Culturas milenares, Inovações tecnológicas, Impactos ambientais, como a construção da Usina de Belo Monte na Amazônia. Tais conteúdos serão trabalhados com os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa (Foto 1). O programa propõe despertar a curiosidade do aluno para a pesquisa científica, formar jovens conscientes na sociedade e distribuir conhecimento e informação à comunidade escolar sobre essas tecnologias.

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