quinta-feira, 21 de julho de 2011

Festa Junina

Histórico - Foi trazida pelos portugueses durante a colonização, com adaptações feitas pela cultura mestiça brasileira. Ao passar do tempo o nome foi renomeado e passou a ser conhecida como Festa Junina. A comemoração tradicional é inicial ao calendário festivo anual, no dia 24 de junho, não têm uma data concreta para o término dessa festa comemorativa, o alimento é feito baseado com os que eram consumidos na época da colonização. A Festa de São João, ou Festa Junina, é uma festa diversificada culturalmente, o evento é praticado em todas as regiões do Brasil.

Na Escola Professor Antenor Sarmento Pessoa - O evento que será realizado no dia 28 de julho de 2011, na quadra do Instituto de Ensino do Amazonas (I. E. A.), às 18h30, e terá como atrações uma amostra cultural diversificada,  variando do envolvimento com as danças, pratos típicos, enfim, a alegria geral que os brincantes nessa festa.
Prestigie, ouça, divirta-se alegremente, como observação, deixo um importante lembrete que a mesma, é festejada uma vez a cada ano, isso a torna muito importante.
Lembrando que irá ter a disputa entre os casais para a escolha do rei e rainha caipiras com o aproveitamento de desfiles e votações, para assim serem selecionados (Imagem 1).

Imagem 1. Candidatos a o título de rei e rainha caipiras da E.E.A.S.P. no ano de 2011.


Ingressos: R$ 1,00
Mesas: R$ 20,00 com direito a 4 entradas
(Vendas a partir do dia 25/07/2011)


 Por Josilson

Qual é o Interesse Profissional dos Alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa (E.E.P.A.S.P.)?

Figura 1. Questionário de Interesse Profissional

Baseado no “Questionário de Interesse Profissional” (Figura 1) realizado, no dia 12 de julho de 2011, entre os alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio na E.E.P.A.S.P. pode-se observar através dos gráficos divididos por série o que esses alunos almejam após o ensino médio (Gráfico 1A, 1B e 1C).

Gráfico 1 - A. Relação das áreas de interesse profissional pela quantidade de alunos do 1° ano do Ensino Médio; B. Relação das áreas profissionais pela quantidade de alunos do 2° ano do Ensino Médio; C. Relação das áreas de interesse profissional pela quantidade de alunos do 3° ano do Ensino Médio.

A pesquisa foi realizada com 25 alunos no 1° ano, 25 alunos no 2° ano e 22 alunos no 3° ano.







terça-feira, 19 de julho de 2011

Revolução Industrial

Pela obra e historiadores contemporâneos, o conceito de Revolução Industrial recentemente foi desligado da idéia de que foi uma mudança imprevista, fortuita, quase "milagrosa" para contornos mais reais. O ponto de partida deste conceito surgiu nas fases anteriores a Revolução, no caso da Inglaterra, por pequenas revoluções: a Demográfica, a Agrícola e a dos Transportes, por ter sido uma idéia simplista de uma mudança radical e de ruptura brusca com estas revoluções.
Por volta de 1750, começaram a ocorrer na Inglaterra importantes mudanças nas atividades econômicas. As antigas manufaturas foram dando lugar à fábricas capazes de produzir grande volume de mercadorias. No interior delas, em vez de artesãos, máquinas controladas por operários.
A moderna sociedade industrial começava a se estruturar. Surgiram várias novidades: produtos, meios de transporte velozes, tecnologias avançadas, grandes cidades. Mas se desenvolveria também um mundo extremamente feio, com grandes desequilíbrios ecológicos e altos níveis de miséria.
A esse conjunto de mudanças deu-se o nome de Revolução Industrial devido ao processo de mecanização da produção ocorrida inicialmente na Inglaterra, no século XVIII. Esse processo provocou mudanças na forma de fazer, transportar e comerciar mercadorias, e estas aumentaram a maneira de viver e trabalhar das pessoas e acabaram consolidando o capitalismo.

















Por Adrian Fernanda

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia de Proteção às Florestas

                                                  


Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade. 
Este assunto é muito recorrente e pertinente. Acompanhamos notícias na TV, rádio e internet quase que diariamente sobre meio ambiente e assuntos afins. Muito se fala sobre preservação ambiental e sustentabilidade. Congressos e mais congressos são realizados só para a discussão do tema. Isso é bom, é ótimo; quanto mais aprofundamento no assunto, mais se tem ciência do que fazer e como fazer para preservar nossas florestas. Entretanto, não se pode ficar apenas no campo das discussões. É necessária a tomada de ações que realmente transformem a realidade na qual estamos inseridos, pois a cada dia que passa, mais florestas estão sendo desmatadas, tendo em vista diversos fins, como a expansão agropecuária, a fabricação de móveis e a construção civil.
Em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos, entre outros. Só a Amazônia, o maior dos biomas (o bioma é o conjunto dos seres vivos de determinada área) da América do Sul, é metade das florestas tropicais do mundo, com valores altíssimos em termos de biodiversidade, além do enorme potencial genético. E a Mata Atlântica, desmatada desde os primórdios da colonização do país em ciclos econômicos agrícolas (as plantações de cana de açúcar e de café) ocupada pelo estabelecimento histórico de vilas e cidades acompanhando o litoral, teve o mais alto grau de desmatamento e conseqüentemente o mais alto grau de perda dos habitats originais. Hoje, o que restou (menos de 8% de sua área primitiva), está fragmentado, sendo melhor a situação na parte costeira da Mata Atlântica (onde o relevo acidentado ajudou na conservação), principalmente em São Paulo, e pior no interior (onde o relevo de planaltos favoreceu a ocupação).
Agora, podemos perceber como o dia 17 de julho, Dia de Proteção às Florestas, é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Portanto, este é mais um dia (e não "O DIA") para refletirmos sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente e também cobrar das autoridades públicas ações mais firmes quanto a preservação das florestas, como a fiscalização das leis ambientais e seu cumprimento na íntegra.




terça-feira, 12 de julho de 2011

Projeto Pro-Copa

Figura 1. Professores Paula, Lourdeth e Alex durante a reunião sobre o Projeto Pro-Copa

No dia 8 de julho de 2011 houve um encontro das escolas do Distrito I no salão sobre do Instituto de Ensino do Amazonas (IEA), para apresentação dos projetos Pro-Copa, uma iniciativa da Secretaria de Educação para uma proposta pedagógica, voltada para uma Educação Preventiva para combate das mazelas sociais, como violência sexual, trabalho infantil, gravidez precoce, DST/AIDS. Para apresentação do Projeto na Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa estiveram presentes o gestor Alex e as professoras Paula e Lourdeth (Figura 1).

terça-feira, 5 de julho de 2011

Histórico

Foto 1. Alunos da Escola Estadual Antenor Sarmento Pessoa participantes do Programa Ciência na Escola

Pretende-se fazer uma análise sobre a linguagem escrito-visual, estrutura, estudo de gênero dos textos jornalísticos, abordagem interdisciplinar com matérias jornalísticas, sendo objeto de estudo as problemáticas sociais extraídas de jornais locais. Considerando que  as imagens trazem uma visão holística do mundo, refletindo ou alimentando o senso comum. Nesse sentindo as imagens e textos codificam os discursos, criticam situações, vendem produtos ou expressam idéias. A questão da comunicação tem sido preocupação em várias áreas do conhecimento, este blog pretende ser usado como ferramenta de um novo paradigma. Estamos passando por uma fase de grandes mudanças em diversos setores, como política, economia, social, educacional e cultural. Em todas essas áreas surgem novos padrões no modo de compreender e atuar sobre a realidade. Portanto, o jornal como instrumento pedagógico possibilita o desenvolvimento de operações mentais, habilidades e capacidades que vão além da repetição de conteúdos programáticos. O conteúdo do jornal leva o aluno a exercitar várias operações para processar informações, comentar, explicar, selecionar, discriminar, comparar, classificar, interpretar, justificar e concluir. Faz-se necessário, então, uma investigação sobre as redes de comunicação, buscando novos conhecimentos e conscientizando alunos a receberem criticamente as informações. Por fim, o projeto "Jornal na Escola" propõe uma discussão sobre a comunicação, uma análise das representações sociais para entender o contexto social em que vive, uma reflexão sobre a Amazônia, as tecnologias e matérias-primas utilizadas para confecção de um jornal impresso. As atividades serão trabalhadas de forma crítica e interdisciplinar, aproveitando os conteúdos como Evolução histórica dos meios de comunicação, Revolução técnico-científica, Sociedade de consumo, Globalização, Pós-modernidade, Amazônia e as Culturas milenares, Inovações tecnológicas, Impactos ambientais, como a construção da Usina de Belo Monte na Amazônia. Tais conteúdos serão trabalhados com os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa (Foto 1). O programa propõe despertar a curiosidade do aluno para a pesquisa científica, formar jovens conscientes na sociedade e distribuir conhecimento e informação à comunidade escolar sobre essas tecnologias.